Embolização de MAV

Uma malformação arteriovenosa (MAV) é um novelo complexo de artérias e veias anormais ligadas por uma ou mais conexões diretas chamadas fístulas ou fechamentos. Este emaranhado de artérias e veias anormais é referido como um nidus. Normalmente, como o sangue arterial de alta pressão é bombeado através de um leito capilar, ocorre uma diminuição gradual da pressão arterial antes de atingir o sistema venoso. Com uma MAV, o leito capilar está ausente e o sangue arterial de alta pressão ultrapassa o tecido cerebral normal e é bombeado diretamente para o sistema venoso de baixa pressão normal.

Normalmente, há um alto fluxo sanguíneo através do nidus da MAV, mas não se sabe se o fluxo é uma causa ou efeito dos vasos sanguíneos anormais, ou ambos. Um pensamento é que o sangue de alta pressão do sistema arterial gravita em direção ao caminho de menor resistência. Outro pensamento é que o próprio MAV recruta vasos sanguíneos.

Em última análise, o sangue arterial corre pela MAV, em vez de trabalhar através dos leitos capilares disponíveis, que alimentam o tecido cerebral circundante, aumentando o fluxo sanguíneo através do nidus. Esta re-direção do sangue arterial longe do tecido cerebral e através da MAV é referida como derivação.

Add Comment